blog

TERMOGRAFIA INDUSTRIAL
Categoria:

Por Denilson Marcelino – Engenheiro de Produtos
22/11/2019 – 11h02

O conceito básico da termografia consiste na análise pela visão humana do espectro infravermelho, chamado de termograma. O infravermelho é uma frequência eletromagnética, naturalmente emitida por qualquer corpo com intensidade proporcional a sua temperatura.

Mas para entender um pouco de termografia vamos aos fatos históricos de como surgiu à tecnologia de infravermelhos que, no caso, foi obra do acaso antes de 1800 onde nem sequer suspeitava a existência da porção de infravermelho no espectro eletromagnético. Na verdade, sua descoberta foi durante a procura de um novo material óptico onde o Sir Willian Herschel – astrônomo, procurava um filtro óptico para reduzir o brilho da imagem do Sol nos telescópios durante as observações solares.

A primeira imagem térmica se tornou possível em 1840, resultado do trabalho de seu filho Sir John Herschel, conseguindo assim obter um registro rudimentar da imagem térmica em papel, a que chamou de “termógrafo”.

No período da primeira guerra mundial programas militares exploravam esse sistema para encontrar uma ferramenta tática eficiente de detecção inimiga, mas só veio a ter dispositivos com formação de imagens térmicas após período da segunda guerra mundial onde então começou a estar disponível para as comunidades industriais e Científicas.

Trazendo para a atualidade, a termografia é muito utilizada em manutenção na área eletroeletrônica para fazer análises de circuitos em geral, quadros de energias de média e baixa tensão, linha de alta tensão, subestações, cabines de entradas de energia, instalações elétricas, máquinas, etc. Também podem ser usadas na área mecânica em equipamentos dinâmicos e estáticos.

Com base no conhecimento e análise desses fenômenos, medidos por aparelhos específicos que detectam alterações de temperatura, torna-se possível indicar, com antecedência, eventuais defeitos ou falhas e então a partir dos dados coletados fazermos o diagnóstico e a análise de tendência de falha. Com isso se torna possível traçar um plano de ação para corrigir o problema e evitar uma parada inesperada e inoportuna de uma máquina ou equipamento.

Na área eletroeletrônica, por exemplo, esse aquecimento acima do normal detectado na medição desse aparelho, pode ser provocado por um mau-contato, oxidação, desgaste ou até mesmo sobrecarga de um circuito. Já na área mecânica essa medição nos permite identificar problemas causados pelo atrito em algumas peças e componentes devido à lubrificação deficiente e inadequada, um desalinhamento entre eixos devido ao aquecimento em acoplamentos, etc. A não detecção antecipada desses problemas, provavelmente, resultará numa interrupção de alguma máquina ou equipamento e dependendo do local do problema pode ser uma parada generalizada causando grandes perdas no processo de produção. Então como definição a inspeção termográfica é uma técnica não destrutiva realizada para medir temperaturas ou observar os padrões de distribuição de calor a partir da radiação infravermelha. O objetivo é obter informações relativas à condição operacional de um componente, equipamento ou processo trazendo muitos benefícios a este método de inspeção por temperatura sem contato.

Compartilhe este post:

Uma resposta para “TERMOGRAFIA INDUSTRIAL”

  1. Andreis disse:

    Artigo muito bacana, Denilson!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para Home
Assine nossa NEWSLETTER
© 2019 - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por