blog

TECNOLOGIAS DO FUTURO
Categoria:

Por Ricardo Reinert – Joinville
05/07/2019 – 17h30min

Estas tecnologias, em um passado não muito distante, imaginávamos que ficariam limitadas apenas para filmes de ficção cientifica, mas agora não se trata de ficção e sim do futuro bem diante dos nossos olhos.

Há cerca de 10 anos atrás, quantos acreditavam realmente que os carros iriam voar no futuro? Com certeza, poucos. Mas, acreditem: os carros irão voar e nós teremos o privilégio de ver!

A tecnologia dos drones, juntamente, com a tecnologia de rastreamento via satélite, trarão a segurança necessária para que tenhamos carros voadores em um futuro próximo. A empresa Cartivator planeja fazer o primeiro teste do seu carro voador, chamado de SkyDrive, ainda em 2019. A empresa apoiada financeiramente pela montadora japonesa Toyota, pretende acender a chama dos Jogos Olímpicos e Jogos Paraolímpicos de Tóquio em 2020. Outro objetivo é construir o SkyDrive em série até o ano de 2027. Vamos aguardar, a expectativa é grande!

E as impressoras em 3D? As possibilidades de utilização são gigantescas. Segundo relatório do Fórum Econômico Mundial, 49% das empresas brasileiras pretendem investir em impressões 3D até 2022. A versatilidade desse dispositivo é tão atraente que, de acordo com um estudo da consultoria Wohler Associates, o número de fabricantes dessas máquinas no mundo aumentou de 97 em 2016, para 135 em 2017.

No futuro será possivel construir casas com impressoras 3D. Sim é verdade, casas. Em Dubai, por exemplo, segundo o site World Economic Forum há uma meta de que 25% das construções sejam feitas com impressoras até 2025.

Outro setor que irá investir muito em impressoras 3D, é o setor da saúde. Estudos indicam que até 2022, 53% das empresas deste segmento investirão nesta tecnologia.

Até 2024, a criação de órgãos usando impressoras 3D especiais deve se tornar realidade. A impressão de ossos e até mesmo de um fígado são esperadas para ocorrer nos próximos seis anos. As pesquisas indicam que até 2030 pelo menos 5% dos produtos fabricados serão impressos a partir de impressoras 3D. Trata-se de uma tecnologia cujos custos caem a cada ano, enquanto as possibilidades de uso só aumentam.

A Inteligência Artificial é um avanço tecnológico que permite que sistemas simulem uma inteligência similar à humana, indo além da programação de ordens específicas, tomando decisões de forma autônoma baseadas em padrões de enormes bancos de dados.

Especialmente para os grandes varejistas, que precisam oferecer suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana, a inteligencia artificial se mostra muito eficiente na redução de custos, na conversão de vendas e na retenção de clientes.

A empresa de consultoria Gartner prevê que até o ano de 2020, 85% das interações com os consumidores serão geridas pela inteligência artificial. Além disso, pelo menos 30% de todas as empresas B2B utilizarão esta tecnologia. Um dos exemplos que todos conhecem relacionado a soluções inteligentes, e que fazem parte do nosso dia a dia, são os aplicativos de trânsito, como o Waze ou Google Maps. Essas ferramentas usam a Inteligência Artificial para cruzar informações de milhares de fontes em tempo real, oferecendo a melhor rota e calcular o tempo de percurso.

Existem muitas outras tecnologias emergindo, selecionei estas 3 que considero de grande impacto para o nosso futuro e que realmente irão mudar a vida das pessoas no âmbito particular e profissional. Precisamos estar atentos e atualizados nessas novas e revolucionárias tecnologias.

Compartilhe este post:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para Home
Assine nossa NEWSLETTER
© 2019 - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por