blog

REDUÇÃO DE CUSTOS ATRAVÉS DA MAXIMIZAÇÃO DA VIDA ÚTIL DOS COMPONENTES ELETRÔNICOS
Categoria:

Por: Ari Freund MSc Regional Sales Manager na Pfannenberg do Brasil

Artigo publicado na CONBRAVA 2015

Componentes eletrônicos sofrem deterioração ao longo do tempo de utilização. O aumento da temperatura do ambiente, onde os componentes estão instalados, tem relação diretamente com a deterioração (SPRAGUE, 2001).

A relação entre a utilização dos componentes em temperaturas superiores as especificadas como ideais pelos fabricantes e a redução da durabilidade dos componentes deve-se ao fato de muitas vezes o utilizador não conhecer a temperatura recomendada de operação (WRIGHT, 1997).

A carga térmica gerada por cada componente dentro do painel é o principal responsável pela elevação da temperatura a níveis inaceitáveis, caso não seja devidamente removida (COULTON, 2012).

A temperatura externa também pode ser uma potencial fonte causadora de calor dentro do painel. A temperatura externa para poder dissipar o calor interno precisa ser menor do que a temperatura interna, embora diversas vezes esta temperatura seja maior do que a carga térmica dos componentes (COULTON, 2012).

Outro fator de geração de calor deve-se ao local onde o painel esta localizado. Na área externa onde o mesmo pode estar sujeito ao calor gerado pela exposição solar, ocorre aumento da temperatura dentro do painel (COULTON, 2012).

A principal preocupação para a o aumento da vida útil do componente é a redução de custo com a substituição de componentes e manutenção (WAN, 2001).

Para a manutenção ideal desta temperatura existem diversos dispositivos que podem ser utilizados, desde a convecção natural do calor, utilizando se de ventiladores com filtro até a utilização de um ar condicionado ou trocadores de calor para painel (COULTON, 2012).

Este artigo apresenta as melhores práticas a serem adotadas assim como as diversas opções existentes no mercado para se alcançar uma temperatura ideal de operação sem o risco de geração de condensação.

Estas melhores práticas, de dissipação de calor, quando adotadas, resultam em uma maior vida útil dos componentes existentes dentro do painel, consequentemente gerando uma economia de recursos evitando a substituição precoce destes.

Compartilhe este post:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para Home
Assine nossa NEWSLETTER
© 2019 - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por