blog

IMPLEMENTE A INDÚSTRIA 4.0 SEM SUBSTITUIR MÁQUINAS ANTIGAS!
Categoria:

Por Stephany Delfino (ADVANTECH) 
20/09/2019 – 11h

A indústria 4.0 está revolucionando a produção de diversas formas, principalmente com as aplicações dos conceitos de Internet das Coisas (IoT), Big Data, disponibilidade da informação e comunicação entre as máquinas. Os benefícios gerados a partir dos recursos tecnológicos envolvidos na Quarta Revolução Industrial também estão impactando positivamente os índices de produtividade e eficiência na planta industrial como um todo.

Como promover a Indústria 4.0 sem substituir as máquinas antigas?

Esse é um dos grandes dilemas das empresas, principalmente no Brasil. Algumas empresas não possuem os recursos para comprar máquinas novas e acabam criando um conceito errado da Indústria 4.0 – de que é cara justamente por exigir a substituição de máquinas antigas por novos equipamentos, com maiores recursos tecnológicos, o que demandaria um alto investimento.

Felizmente, isso não é verdade!

A realidade e os benefícios da Indústria 4.0 podem sim ser aplicados em máquinas antigas, dando a capacidade de comunicação e inteligência para a linha de produção. Isto é possível com a utilização de dispositivos simples e baratos, como os WISE da Advantech. Através dele, os dados ficam disponíveis em qualquer local e em qualquer hora, inclusive no smartphone ou no smartwatch.

Dispositivos WISE para implementar a Indústria 4.0 em máquinas antigas

O dispositivo WISE é uma ótima ferramenta na implementação da Indústria 4.0 na linha de produção, mesmo em máquinas antigas. Possui algumas características como a capacidade de rastreabilidade com time stamp e buffer interno, evitando a perda de dados em casos de falhas na comunicação com a internet, possui baixo custo e fácil instalação e já vem preparado para ser integrado com as melhores soluções.

Conectividade do dispositivo WISE

Com o dispositivo WISE aplicado na máquina, a mesma ganha o poder da conectividade que é crucial para garantir a troca de informações e trazer os benefícios da Indústria 4.0. Através dos protocolos mais modernos como o MQTT e o REST, o WISE pode ajudar máquinas antigas a realizar a aquisição de dados e a visualização de processos de uma forma geral na linha de produção. Ao instalar o módulo na máquina, todos os dados coletados ficam disponíveis em tempo real na rede.

Outro ponto importante é levar o IoT até o chão de fábrica, principalmente para aquisição de dados, processamento e publicação. A etapa de aquisição pode contar com diferentes tipos e pontos de entrada e saída de dados. A etapa de processamento e publicação trabalha com os dados de forma escalável, de forma a tratar os dados, e fornecer integração com serviços web.

Com o modelo WISE 4012 conectado a um braço robótico da YASKAWA, o dispositivo promove a conexão através dos protocolos de comunicação modernos e faz com que o braço robótico seja controlado a partir de um smartphone.

Configuração e operação dos dispositivos WISE

Os dispositivos WISE podem ser configurados e acessados diretamente via web ou através dos protocolos REST, Modbus e MQTT. Também, oferece conexão com sistemas em nuvem ou com provedores de serviços de Big Data como o Hadoop e o Spark. Outro ponto importante é a capacidade de integrar o dispositivo WISE com as soluções de aquisição e armazenamento de dados, principalmente quando se trabalha com conceitos como um Data Storage e um Data Lake.

Ao disponibilizar estes dados na nuvem, os dispositivos WISE conseguem desenvolver a inteligência da linha de produção como um todo, um dos principais focos da Indústria 4.0. A partir da análise dos dados obtidos, algumas ações podem ser tomadas para melhorar a produtividade e eficiência da planta de produção como um todo através de analytics e da análise preditiva.

A capacidade de atuar utilizando o protocolo MQTT fornece ao dispositivo WISE a operação através dos modos de publish e subscribe funcionando com um broker central para enviar e receber mensagens pelos tópicos de subscrição. Esse padrão de comunicação é um dos principais para se trabalhar com a internet das coisas, e um dos protocolos IoT mais promissores da atualidade.

Saiba mais!

Para aderir à Indústria 4.0 não é necessário trocar todas as máquinas da linha de produção, principalmente em um ambiente de competitividade e atenção à eficiência nos gastos e altos investimentos. Aproveitar a estrutura existente e acoplar um dispositivo como o WISE pode ser uma excelente saída para qualquer fábrica que deseja estar conectada nas últimas tendências tecnológicas e quer levar comunicação e inteligência para as suas máquinas antigas, fazendo a indústria 4.0 acessível.

E você, quer saber mais sobre os dispositivos WISE e em como os produtos da Advantech podem ajudar a sua fábrica a entrar de vez na Quarta Revolução Industrial? Entre em contato com o nosso time de especialistas!

Compartilhe este post:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para Home
Assine nossa NEWSLETTER
© 2019 - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por