blog

A NUVEM NA INDÚSTRIA: QUAIS AS VANTAGENS DE OPERAR E MONITORAR EM PLATAFORMA VIRTUAL?
Categoria:

Por Anderson Fontes Estuqui – Joinville
26/07/2019 – 12h

Nunca demos tanta importância à informação desde a chamada, não por coincidência, era da informação. Algumas das maiores empresas do mundo hoje têm menos de 30 anos e possuem tecnologia e informação como parâmetros base de seus produtos. Um desses produtos, que já está presente constantemente no nosso cotidiano, são os serviços em nuvem. Porém quais são os efeitos dessa tecnologia na indústria e o quanto podemos confiar em entregar nossos dados para um servidor externo ao nosso ambiente de trabalho? A IDC (2019), sigla para International Data Corporation, estima que o gasto mundial de 2019 com serviços e infraestrutura em nuvem alcance o patamar dos 210 bilhões de dólares, um aumento de 23,8% em relação ao ano passado. Além desse enorme crescimento anual, estipula-se que o aumento total de orçamento dessa tecnologia num período de cinco anos (2019-2023) mais do que dobre de valor, chegando na incrível marca de $500bi anuais! Tais serviços já são de extrema importancia na vida privada: serviços de streaming, armazenamento de dados pessoais, mídias sociais, hospedagem de websites são só alguns dos exemplos. Entretanto, em âmbito industrial o processo se mostra mais lento, embora numa margem crescente.

Figura 1: As tecnologias em nuvem já fazem parte do nosso cotidiano há anos.


FONTE: Raconteur, 2017

Quando pensamos em informação dentro da indústria, estamos falando de centenas de sinais, sejam eles digitais, analógicos ou encapsulados dentro de algum protocolo de comunicação fabril (Modbus, Profibus, Profinet, etc.) percorrendo os controladores de uma linha para garantir seu total funcionamento dentro dos seus parâmetros de operação. Porém, a maior parte dessa massa de dados, que se encontra ilhada dentro dos seus controladores, raramente são encontradas em relatórios de produtividade e, por consequência, causas para perdas de eficiência tornam-se mais difíceis de identificar e eventuais tomadas de ação se provam ser mais complicadas do que deveriam.

Informação é crucial quando se fala em produtividade, e é nesse contexto em que plataformas em nuvem têm seu grande destaque revelado: servidores com uma imensa capacidade de armazenamento e computação de dados, cruzando e transformando dados de chão de fábrica em conclusões precisas e facilitando o processo de decisões estratégicas para tal processo. E o melhor: é uma solução muito mais barata do que os servidores de TI locais tradicionais, com baixíssimo custo de implementação e gastos de manutenção reduzidos. Estamos falando (Google, 2017) de maiores margens de produtividade com processamento rápido e preciso de dados, análises preditivas, crescimento vertical, monitoramento dentro e fora de fábrica, além de possibilidade de levar essas informações para outro patamar e iniciar o tratamento desses dados com ferramentas de inteligência artificial. Um ambiente fabril totalmente conectado, onde quer que você esteja!

Figura 2 – A nuvem pode influenciar as operações de uma fábrica inteira, de gerência até logística.


FONTE: Desconhecida

Em contrapartida, nenhuma dessas vantagens seria conveniente se o ambiente em que seus dados estivessem armazenados fosse inseguro, certo? Por conta disso, os gastos com cyber security também aumentaram exponencialmente durante a última década. Estima-se (Gartner, 2018) que o orçamento mundial de 2019 em segurança virtual seja de 124 bilhões de dólares, um valor 8,7% maior do que o do ano anterior. Uma descoberta alarmante (Google, 2017) foi que, em sistemas de TI tradicionais em 2015, o tempo médio para corporações financeiras detectarem quebras de segurança em seus sistemas era de 98 dias, o que transformava uma única invasão num fornecimento contínuo de informações sobre dada empresa durante mais de 3 meses!

O mais interessante é que, segundo pesquisa em campo (Google, 2017), 64,9% dos profissionais em TI entrevistados consideram a computação em nuvem tão segura quanto ou até mais segura do que sistemas de TI internos. Algumas das razões para tal conclusão seriam, por exemplo, o uso de sistemas de criptografia avançados utilizados na comunicação em nuvem, evitando assim a efetividade de ataques man in the middle, dentre outras ameaças; e equipamentos de ponta, os quais seriam ao mesmo tempo extremamente caros para uma empresa de outro ramo obter, são viáveis quando se fala de empresas especializadas em cloud computing com grandes servidores de dados e processamento.

Em suma, ao mesmo passo em que os serviços em nuvem estão facilitando e agilizando nossas vidas cotidianas, eles também têm o poder de transformar a forma como enxergamos modelos de monitoramento e produção em indústrias. Mais importante do que isso, não é a simples hospedagem e tratamento de informações que irá tornar os processos produtivos mais eficientes, e sim a ação que tomaremos levando em conta essas informações. Considerando isso, a computação em nuvem é uma valiosa ferramenta para nos ajudar a de fato tomarmos o melhor rumo para os nossos negócios. Ficou interessado em algum aspecto da computação em nuvem e quer dar o seu primeiro passo rumo à indústria 4.0? Marque um dia para conversar conosco, não custa nada!

Referências:

The Next Economic Growth Engine: Scaling Fourth Industrial Revolution Technologies in Production, 2018. Disponível em:

World Economic Forum

As cinco previsões de Bernard Golden para a computação em nuvem em 2018, 2017. Disponível em:

Build Google Cloud

Cloud & On-Prem: Security by the Numbers, 2017. Disponível em:

Cloud & On-Prem

Worldwide Public Cloud Services Spending Forecast to Reach $210 Billion This Year, According to IDC, 2019. Disponível em:

IDC

Gartner Forecasts Worldwide Information Security Spending to Exceed $124 Billion in 2019, 2019. Disponível em:

Gartner

Raconteur: Cyber-Risk & Resilience, 2017. Disponível em:

Raconteur

WISE-PaaS Visualization: Visualizing Structured IoT with Dashboards, 2018. Disponível em:

Advantech

Compartilhe este post:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para Home
Assine nossa NEWSLETTER
© 2019 - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por